Bem-vindos ao nosso blog!!



01 março, 2010

Caracteres Sexuais Femininos


CRESCIMENTO DE UMA ALDOLESCENTE
A reprodução é o mecanismo que assegura a perpetuação da espécie. Para que o ser humano consiga reproduzir-se é necessário que o corpo esteja preparado e capaz de produzir um filho. Deste modo, o corpo feminino e masculino passam por mudanças tanto a nível morfológico, como a nível do desenvolvimento do sistema reprodutor até atingir a capacidade de se reproduzir.

Estas mudanças são acompanhadas por transformações psicológicas que se reflectem no comportamento e modo de pensar. A esta fase da vida de um ser humano chama-se puberdade.

A puberdade tem início, entre os 9 e 10 anos de idade, quando os rapazes e as raparigas começam a apresentar mudanças morfológicas e de comportamento.

As raparigas desenvolvem-se devido à actuação de hormonas produzidas nos ovários - estrogénio e progesterona.

Morfologia do aparelho reprodutor feminino



Fonte: Wikipedia
Trabalho realizado por: Duarte Gaspar, Luís José


Caracteres Sexuais Masculinos

Os caracteres sexuais masculinos mais evidentes começam a aparecer na adolescência. Vêm com a mudança do corpo e por vezes há mudanças detestadas pelos adolescentes, mas todas fazem parte da evolução do corpo.

Os principais caracteres sexuais secundários individuais masculinos induzidos à estrutura corpórea  são:

- Mudança de voz

- Desenvolvimento muscular

- Aumento de peso e estatura;

- Alargamento da omoplata (escápula /ombros);

- Aumento do tamanho do pénis e dos testículos

- Sonhos nocturnos acompanhados por ejaculações conhecidos como "sonhos molhados"

- Aparecimento do acne

- Aparecimento de pêlos nas axilas, barba, órgãos genitais, etc…





A puberdade tem início, entre os 9 e 10 anos de idade, quando os rapazes. É nesta fase que começam a apresentar mudanças morfológicas e de comportamento. As mudanças morfológicas correspondem aos caracteres sexuais secundários que nos rapazes desenvolvem-se devido à actuação de hormonas produzidas nos testículos.

Sexualidade:

As alterações corporais são vivenciadas de forma diferente, de jovem para jovem e podem aparecer sentimentos de vergonha, timidez, pudor e até ansiedade.


Fonte: http://www.esec-tondela.rcts.pt/sexualidade/sexualidade.htm

Realizado por: Luis Soares Nº18 e Fábio Santo Nº12

Doenças Sexualmente Transmissíveis

Doenças Sexualmente Transmissíveis

• SIDA

• SÍFILIS

CANDIDIASE


SIDA, o que é?

A SIDA (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida) é uma doença provocada pelo vírus VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) que se introduz no organismo humano, podendo permanecer “inactivo” (as pessoas chamam-se seropositivas), ou “activo”, destruindo o sistema imunitário da pessoa. Um indivíduo infectado com este vírus pode desenvolver infecções muito variadas ou tipos de cancro. A SIDA ainda não tem cura, podendo ser mortal.

SINTOMAS

• Apenas alguns desenvolvem, ao serem contagiados, os primeiros sintomas, muito parecidos com a gripe (febre, transpiração e debilidade geral).
• Em cerca de 30% dos casos verificam-se inchaços dos gânglios de pescoço, axilas e virilhas são outros sintomas.

PREVENÇÃO

Como é obvio, a única prevenção é não ter relações sexuais com portadores do vírus da SIDA, mas isto é impossível de se saber (na maioria dos casos) por vezes, nem o próprio portador sabe que a tem. Por vezes, apesar de o portador saber que a tem, não avisa o parceiro sexual. A única prevenção possível é utilizar sempre o preservativo.

FORMAS DE CONTÁGIO

• Partilhar seringas infectadas;
• Relações sexuais com portadores;
• Sexo Oral;
• Transmissão ao feto pela mãe;
• Tatuagens com agulhas não esterilizadas;
• Partilhar objectos cortantes e pessoais (lâminas, escovas de dentes, máquinas de barbear...);

SÍFILIS, o que é?

Esta doença é provocada pela bactéria Treponema Pallidum, que apesar de ser contagiosa e perigosa, é curável se for tratada desde cedo. A Sífilis ataca qualquer tecido desde a pele aos ossos, fígado, órgãos genitais e olhos. O seu maior perigo é alcançar o cérebro e o coração, o que pode levar à morte. A bactéria da sífilis para sobreviver precisa de um ambiente quente e húmido.



SINTOMAS

A doença entra em acção 3 semanas depois de a contrair, no local da infecção, na região genital, um pequeno nódulo rosado que evolui para uma ferida indolor. Na segunda fase da doença, há uma erupção cutânea com sintomas de mal-estar, fadiga, dores de cabeça e nos ossos. Até esta altura a doença é muito contagiosa, mas curável.

PREVENÇÃO

O preservativo é muito eficaz e a mulher pode aplicar irrigações vaginais com líquidos desinfectantes suaves. Fazer análises antes do casamento e durante a gravidez.

FORMAS DE CONTÁGIO

Quase exclusivamente por contacto sexual. Um simples beijo em qualquer zona que tenha um pequeno corte ou uma pequena ferida, é arriscado. Não há contágio através dos sanitários, toalhas e outros objectos.


CANDIDIASE, o que é?

Doença causada pelos fungos Candida albicans, que se desenvolvem num local quente e húmido da vagina.

SINTOMAS

• Nos homens - Inflamação acompanhada de pontinhos vermelhos no pénis e ardor.

• Nas mulheres - Inflamação e irritação nos lábios da vulva, acompanhado de um fluxo espesso e esbranquiçado.

FORMAS DE CONTÁGIO

Contacto sexual ou proliferação do fungo.

PREVENÇÃO

Abstinência sexual logo após o aparecimento da infecção e durante o tratamento. Algumas doenças, como a diabetes ou o hipotiroidismo, favorecem o aparecimento de candidíase, assim como a gravidez, irrigações vaginais e os tratamentos com cortisona e anti-alérgicos.

BIBLIOGRAFIA

http://clubedasaude.no.sapo.pt/

Trabalho realizado por:
André Matos, nº2
Diogo Barros, nº8
João Faria, nº16