Bem-vindos ao nosso blog!!



08 fevereiro, 2010

Cancro do colo do útero/ Vacina contra o Vírus do Papiloma Humano (VPH)

O vírus em Portugal

Portugal é dos países com mais casos de cancro do colo do útero. A cada ano há cerca de 900 novos casos e morrem cerca de 300 mulheres, só em Portugal. Em 100 mil habitantes morrem cerca de 17 mil por causa deste vírus.

Formas de transmissão

A principal forma de transmissão deste vírus é por via sexual, é a doença sexualmente transmissível mais frequente. Conclui-se que 70% das pessoas que têm uma vida sexual activa, podem sofrer deste vírus e de infecções. As infecções, na sua maioria, são controladas pelo nosso sistema imunitário. 20% das pessoas com infecções, podem vir a ter doenças crónicas por causa destas infecções ou mesmo iniciar um vírus. Quando as infecções são acompanhadas com outros factores, como o tabagismo, e factores genéticos, o vírus do Papiloma humano pode ser de baixo ou alto risco. A infecção que se transmite por via sexual (habitualmente), pode desaparecer de um dia para outro. Mas em alguns casos a infecção persiste e pode ser a principal causa o cancro do colo do útero. Mas também esta associada a outras formas de cancro, como a cancro do canal anal e do pénis. Em 99% dos casos de cancro do colo do útero, este cancro veio de infecções do VPH.

Vacina
Com a vacina previne-se o cancro no colo do útero e qualquer outro tipo de doença provocada pelo VPH (Vírus do Papiloma Humano). A vacina contra o VPH previne contra 4 tipos de vírus. A vacina começa a ser dada às raparigas com 13 e 17 anos e é dada em 3 doses, tendo como intervalo alguns meses.


Trabalho realizado por:
-Catarina oliveira
-Carina Grencho 
-Patricia Tavares


Sem comentários:

Enviar um comentário