Bem-vindos ao nosso blog!!



08 fevereiro, 2010

METODOS CONTRACEPTIVOS

Existem vários métodos contraceptivos.

 


DIAFRAGMA
O papel do diafragma é obstruir completamente o colo do útero, impedindo que os espermatozóides atinjam o órgão. Ao contrário do preservativo, que só pode ser utilizado uma vez, o diafragma pode ser reutilizado diversas vezes. Após a relação sexual, a mulher deve demorar de seis a oito horas para retirar o diafragma, que deve ser lavado com água e sabão, secado e guardado em recipiente próprio. Se forem seguidas as recomendações de uso regularmente, um diafragma pode durar até dois anos.
PRESERVATIVO FEMININO
O preservativo feminino é uma versão feminina do preservativo, um método contraceptivo de barreira. É um método MUITO IMPORTANTE porque protege contra as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Preservativo_feminino


PRESERVATIVO MASCULINO
O preservativo funciona como uma barreira física, que impede os espermatozóides de entrar na vagina evitando assim uma gravidez e também as DSTs. Fonte:http://agrupamentocampomaior.drealentejo.pt/cuidados_a_ter_no_uso_do_preservativo.pdf



DISPOSITIVO INTRA-UTERINO (DIU)
O dispositivo intra-uterino, também conhecido por DIU, é um dispositivo anticoncepcional que é inserido no útero, por um médico. Ele impede o processo de nidação, fase em que o óvulo se fixa nas paredes do útero. Pode estimular ainda uma reacção inflamatória no útero, que também é contraceptiva. Pode ter diversos formatos e alguns dispositivos libertam hormonas para aumentar sua eficácia.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dispositivo_intrauterino


PÍLULA DO DIA SEGUINTE
A pílula do dia seguinte é um método ocasional de contracepção de emergência, que pode ser usado depois de uma relação sexual não protegida ou quando houve falha do método contraceptivo. É um medicamento para evitar uma gravidez não desejada. Esta pílula quando tomada de acordo com as recomendações (no máximo até 72h após o acto sexual) reduz o risco de engravidar, embora não seja 100% eficaz.
ATENÇÃO: Por ser muitíssimo forte, só deve ser usada EM ÚLTIMA ALTERNATIVA E SE A PROBABILIDADE DE ENGRAVIDAR FOR MESMO MUITO GRANDE.


PÍLULA CONTRACEPTIVA
A pílula contraceptiva oral combinada, também conhecida como pílula anticoncepcional, ou simplesmente "a pílula", é uma combinação de hormonas femininas administrada oralmente para inibir a fertilidade normal da mulher. É portanto um método contraceptivo químico.

COMO FUNCIONA? E O QUE ACONTECE SE HOUVER ESQUECIMENTO?
A pílula é composta de hormonas similares às que a mulher produz nos ovários. O seu principal mecanismo consiste em evitar que se dê a ovulação. Ao não se dar a ovulação, não é possível a fecundação e consequentemente a gravidez. A pílula também modifica a mucosa do útero para que este não fique em condições de acolher um óvulo que tenha sido eventualmente fecundado. O outro mecanismo de funcionamento da pílula é que ela provoca um espessamento do muco dificultando a passagem dos espermatozóides
A pílula contraceptiva deve tomar-se sempre à mesma hora. Se houve um esquecimento e este é inferior a 12 horas deves tomar imediatamente a pílula que está em atraso e nesse mesmo dia tomas a outra pílula à hora habitual.

Fonte: http://www.juventudeinteractiva.org/espacocontigo/index.php?option=com_content&task=view&id=19&Itemid=59

COMO TOMAR?
Deve-se tomar no 1º dia da menstruação. Aos olhares para a embalagem deves escolher como primeiro comprimido a tomar um que coincida com o dia da semana em que vais iniciar a toma da pílula. Depois continuas a tomar um por dia, de preferência sempre à mesma hora, pois facilita não te esqueceres, seguindo as setas que se encontram impressas na embalagem. Na maioria das pílulas após uma toma diária em 21 dias consecutivos, faz-se uma pausa de 7 dias e durante esses dias aparecer-te-á a menstruação.

Fonte: http://piluladodiaseguinte.no.sapo.pt/


TRABALHO REALIZADO POR:
Leandro Brito nº17, Gonçalo Faria nº14, Tiago Mercês nº24

Sem comentários:

Enviar um comentário